Ao lermos Romanos 5.1,2 encontramos um texto carregado de esperança. Diz assim:  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Nova Versão Internacional).

No trecho citado encontramos algumas palavras que nos servem de alento nos dias conturbados que estamos atravessando. As palavras são: justificados, paz, fé, graça e esperança. São palavras que expressam verdades bíblicas e nos fortalecem, nos ajudam a atravessar as tempestades e dificuldades da vida.

Ficamos ansiosos por atravessar estas tempestades, isto é, Páscoa, e que no original significa passagem, sendo que, originalmente foi vivida quando o povo hebreu saiu do Egito em direção à terra prometida, Canaã, quando saíram da escravidão para libertação.

Espiritualmente simboliza libertação, momento de iniciar nova vida e com esperança, momento de perdão para a humanidade. Vai além de comer chocolate, implica em mudanças mais profundas, passar para um novo modo de vida, vida transformada, justificados por Cristo. Fala de pessoas perdoadas e restauradas, vencendo as acusações, pois está justificada diante de Deus através da salvação em Cristo.

Talvez tenha surgido a pergunta, mas libertação do que? As Escrituras registram que desde o início da nossa história erramos quando desobedecemos às orientações divinas, tomando decisões conforme o que parecia ser adequado, Gênesis 3.1-7 nos apresenta maior detalhamento, mas o fato é que a humanidade passou a viver infeliz, em estado deplorável e lamentável, vivendo sem o favor de Deus.

Diante desta situação Deus não poderia ficar inerte, muito pelo contrário, ele já tinha arquitetado um plano pois, como Deus amoroso que é, apresenta mensagens de esperança, apontando o Salvador (Gn 3.15), com isso, a humanidade passa a viver sob a expectativa do cumprimento da promessa de passar para uma nova condição.

Deus, em sua sabedoria e poder, sustém a promessa de passagem da humanidade para uma nova condição e o livro de Êxodo, que significa “saída”, demonstra como seria o cumprimento desta promessa quando retrata a Páscoa, que é libertação do povo hebreu, quando passa para uma nova condição.

Para passarmos a esta nova condição é necessário sermos justificados, o que acontece pela fé, através da aceitação das boas novas que independem das nossas obras, mas depende de nossa resposta e aceitação ao convite amoroso para trilharmos esta mudança. Isto nos fala do estado de graça que nos é concedida por Deus.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.

A Páscoa para a humanidade é libertação, é mudança de vida, é uma vida justificada pela fé, vivenciando a graça de Deus, isto é passar de uma situação para outra. Precisamos SALVAR este sentido que tem se perdido ao longo do tempo. Vai além de chocolates, ainda que estes sejam bons.

Quando o SALVAR cumpre seu propósito, está arrebatando vidas do fogo, conforme Judas versículo 24, está servindo para que vidas sejam agraciadas, encontrando o favor de Deus e passando para uma nova condição, isto é Páscoa, é vida de paz, tudo pela graça.

Louvamos a Deus porque vemos claramente que o SALVAR tem vivido a Páscoa e trabalhado arduamente para que outras pessoas a vivenciem.

Por

Pastor Miquéas Matos

Luiza Bernardi

Author Luiza Bernardi

Mais posts de Luiza Bernardi