Na SALVAR | Social um dos trabalhos é o Projeto de Alfabetização de Adultos, pois na região há índices muito altos de analfabetismo e evasão escolar, ou seja, muitos adultos sequer sabem escrever seu próprio nome. Hoje o projeto está pausado para avaliação e possível reestruturação, mas sua atuação é através de aulas e oficinas de alfabetização, inclusive digital, no período noturno para os moradores de Araçaíba (bairro onde está localizado nossa sede da frente Social) e no bairro de Lageado, onde as aulas eram dadas na Igreja de Lageado, onde nossa missionária Dalva atua na frente Espiritual.
Em 1966 foi decretado pela UNESCO, que no dia 08 de setembro seria celebrado o Dia Mundial da Alfabetização e para comemorar e trazer a importância desse dia, leia um relato da Tatiane, que faz parte da nossa equipe de educadoras sociais e atuou na alfabetização de adultos:
“Que alegria poder compartilhar o que a SALVAR tem feito na vida de tantas pessoas que buscam o conhecimento. Rostos cansados, mãos calejadas, retrato de um dia difícil de trabalho… Mas à noite a busca por mais dignidade de vida era mais importante! Pude ter a honra de trabalhar no projeto de alfabetização proporcionada pela SALVAR | Social. Mais do que ensinar, aprendemos com as pessoas! Com suas histórias e lutas, cada um carregava dentro de si ensinamentos de vida.
Conhecemos uma senhora batalhadora e guerreira, um grande exemplo de perseverança! Chegou ao projeto assinando o nome usando o carimbo no dedo. Seu maior sonho era aprender, pelo menos um pouquinho, para que pudesse ler a Bíblia. Com muito esforço e dedicação, pôde conhecer as letrinhas do seu nome. E como aquilo foi encantador pra ela, cada dia era uma descoberta! Sua maior conquista foi poder, um dia, ao realizar seu cadastro pra um benefício social, poder dizer à atendente, que trazia o carimbo com a tinta para que ela pudesse assinar, olhar nos olhos dela e dizer: “Agora eu sei assinar o meu próprio nome!” Meu coração se encheu de alegria quando ela chegou na aula à noite e nos contou essa conquista.
Para nós, não tem valor que pague poder fazer um pouco de diferença na vida dessas pessoas! Nosso desejo é que todos possam ter direito ao conhecimento! Que Deus abençoe a todos os profissionais da educação que seguem firmes nessa missão! Que o Senhor abençoe a nossa caminhada!”
Ultimos Comentários