Toda nossa história começou em 2000, com uma viagem missionária que o Missionário Marcelo Fedoruk fez até a região de Apiaí. O que era pra ser uma visita breve, se tornou algo recorrente e por fim, obedecendo a voz de Deus, um trabalho permanente! Diante disso, entendemos ser necessário a formalização de nossa agência missionária: MCC – Missionários Cristãos Cooperadores.

 Foi por meio dela que mobilizamos diversos voluntários pelas viagens missionárias, além do envio dos primeiros missionários para os nosso campos em Apiaí! A partir de 2009, expandimos a nossa visão para os municípios que compõem toda região do Alto Vale do Ribeira: Apiaí, Itaóca, Ribeira, Itapirapuã Paulista e Ribeirão Branco. Oramos, capacitamos e enviamos novos missionários para estas regiões, que se encontram presentes até o dia de hoje!

A partir do trabalho missionário é que nasceram as demais frentes, tanto social quanto de empreendedorismo. E afim de atender melhor o ser humano em sua integralidade, decidimos agrupar as três frentes em uma única organização: SALVAR.

O nosso braço de desenvolvimento social nasceu a partir da necessidade de tirar as crianças do Vale do Ribeira do trabalho na roça. Muitas vezes, os pais por não terem com quem deixar as crianças ou por necessidade, as levavam para ajudar no trabalho pesado da plantação. Como alternativa, a ONG nasceu no período de contraturno escolar e desde seu surgimento, oferece a alimentação necessária para as crianças atendidas. Para muitas famílias, essa é a garantia de alimentação de seus filhos!

Promovemos o desenvolvimento social, educacional e cultural das comunidades em situação de miserabilidade por meio de oficinas de informática, culinária, esportes e apoio escolar. Além do público infantil, também trabalhamos com o público adulto dando a oportunidade de alfabetização para aqueles que não tiveram no passado!

Nos anos de 2017 e 2018, pudemos expandir o nosso trabalho em polos de alfabetização nos bairros rurais de Queimadas e Lageado. Foi uma grande conquista em nossa história! Hoje temos o sonho de expandir nossa frente Social para outros municípios em situação de extrema vulnerabilidade no Alto Vale do Ribeira!

O nosso braço de empreendedorismo social nasceu da necessidade de levar a sustentabilidade para o Alto Vale do Ribeira, de uma maneira holística para as famílias com as quais trabalhamos. Para tirá-las efetivamente da situação de miserabilidade, além de oferecer os recursos para atendimentos emergenciais, era importante empoderá-las em suas potencialidades para que elas mesmas criassem ferramentas para seu próprio sustento.

Iniciamos a partir da parceria com a COOPAV, uma cooperativa de agricultura familiar que produz potes de molhos, geleia e doces de abóbora; onde a apoiamos por meio da consultoria, e suporte de vendas, sendo o valor do lucro revertido para as famílias que fazem parte da mesma.

Depois foi o momento de sonharmos além! Um dos desafios do Vale do Ribeira é a alta evasão de jovens e adultos da região devido a falta de emprego. Sonhamos com uma região que tenha oportunidades para sua população, gerando renda e sustento. O primeiro passo foi a produção de acessórios pet, onde mulheres podem levar o sustento para suas famílias em situação de vulnerabilidade social.